9 de abril de 2011

Dazkarieh





Quinta-feira à noite fui, FINALMENTE, ver um concerto desta magnífica banda (que me foi dada a conhecer, basicamente assim que entrei na faculdade, pelo meu colega Pit)! E tenho a dizer... apesar da acústica da sala não ser a melhor (Fórum Romeu Correia, em Almada), ou pelo menos o som não estava no seu devido e adequado volume... AMEI! Adorei mesmo. Não sei se é do meu estado meio debilitado esta semana... ou se foi por ser a primeira vez que os vi-a... mas eles conseguiram arrancar-me algumas lágrimas logo na primeira música! Like... WOW!
Adorei mesmo... e tenho a dizer, quero repetir!
Btw... gosto mais da voz da Joana ao vivo, lol.


Muito por alto... os Dazkarieh tocam/cantam letras tradicionais (das mais remotas) portuguesas com melodias feitas por inúmeras conjugações de variadíssimos instrumentos de todo o mundo (adufe, gaita-de-foles galega, bousouki, cavaquinho, pandeireta, acordeão, flauta transversal, percussão africana, percussão árabe, tin whistles irlandeses, nyckelharpa...) aliados à guitarra, ao baixo e à bateria.
A meu ver, a música deles é magicamente poderosa, fazendo os nossos corações bater fortemente.

Elementos:
Joana Negrão – Voz, gaita-de-foles, adufe, pandeireta (...)
Vasco Ribeiro Casais - Nyckelharpa, bouzouki, gaitas-de-foles, flauta (...)
Rui Rodrigues – Guitarra, Cavaquinho
André Silva – Bateria


Por incrível que pareça... e MUITO INFELIZMENTE (em termos de cultura nacional, porque ainda bem para eles (por um lado, claro!))… são mais conhecidos no estrangeiro que no próprio país. A agenda deles sempre foi, basicamente, preenchida por concertos lá fora e alguns cá dentro... o que é uma pena, só demonstra os pobres gostos da população que temos, ou pelo menos... o muito pouco interesse que há.



Deixo-vos três temas deles. Quem tiver curiosidade... força... ouçam! :)





Música: Vitorina
Albúm: Incógnita Alquímia






Música: Caminhos Turvos
Albúm: Hemisférios






Música: Tempo Chão
Albúm: Ruído do Silêncio

2 comentários:

Marta Silva disse...

Gosto muito desta banda, é uma das melhores bandas portugueses da actualdidade :)

Anónimo disse...

Não ouvi as músicas mas depois ouço :)

Btw, quanto ao sucesso cá... é sempre assim. Mas por um lado, se o têm lá fora, óptimo :D