31 de março de 2011

A História do... telemóvel!





Quando hoje vamos a algum lado e toda a gente tem um telemóvel, dificilmente nos lembramos que, no início da última década do segundo milénio, este era um objecto praticamente desconhecido, que pesava quilos e custava centenas de contos. Muita coisa mudou no negócio dos telemóveis desde então.
O telemóvel é uma história de sucesso. Poucas invenções podem orgulhar-se de uma adesão tão rápida por parte dos consumidores, que hoje o consideram um elemento fundamental da vida moderna. A par da Internet, é uma das mais importantes revoluções tecnológicas.


Surpreendentemente, quem idealizou a tecnologia da qual mais tarde viria a nascer a telefonia celular foi a conhecida actriz norte-americana Hedy Lamarr, famosa pelo papel que interpretou no filme Sansão e Dalila. De origem austríaca, casou muito jovem a contragosto com um importante fabricante de armas nazi. Dotada de enorme curiosidade científica, cultivou-se nessa área e, já nos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial, teve uma ideia para evitar a intercepção electrónica dos torpedos aliados: se a frequência dos canais de comunicação fosse continuamente alterada, seria impossível bloquear a transmissão que orientava estas armas. Patenteado em 1942, o sistema constituiu o fundamento da tecnologia das comunicações móveis.

Já existiam radiotelefones desde os anos 20, mas, dado o reduzido número de frequências disponíveis, os investigadores da Bell Laboratories teorizaram em 1947 um método através do qual pequenas torres – ou células – captariam sucessivamente o sinal móvel, deixando a anterior livre para uma nova retransmissão. Contudo, a tecnologia da época não viabilizou este conceito inovador.

A primeira chamada móvel foi efectuada a 3 de Abril de 1973 pelo Dr. Martin Cooper, investigador da Motorola. Em passeio pelas ruas de Nova Iorque, Cooper utilizou um protótipo de telemóvel que, dez anos depois, viria a dar origem ao primeiro modelo destinado ao grande público: o DynaTAC 8000X, com o preço de 4000 dólares e um peso de quase 1 kg. A primeira rede comercial de testes foi inaugurada em 1978 em Chicago, e desde então o telemóvel nunca mais parou de evoluir em popularidade e tecnologia.



DynaTAC 8000X




Em 1992, foi enviada a primeira SMS, seguindo-se a comercialização de telemóveis com câmara fotográfica em 1997, o acesso à Internet móvel em 1999 e a expansão da rede 3G em 2001. E já se avizinha a rede 4G para muito em breve.

Em Portugal, estes equipamentos, hoje vulgarmente conhecidos por telemóvel, termo simplificado de “telefone móvel”, surgiram em finais dos anos 80, pelas mãos dos CTT/TLP (Correios de Portugal). Foi este organismo que mais tarde, em 1992 criou a TMN Telecomunicações Móveis Nacionais S.A., a qual iria utilizar o termo “telemóvel” para designar os equipamentos e não o serviço.

Depois do lançamento do primeiro telemóvel, este nunca mais parou de evoluir quer em tamanho quer em funcionalidade. Inicialmente foi utilizada a tecnologia analógica, o telemóvel apenas era utilizado para falar.
Rapidamente apareceram novas operadoras a Telecel, agora designada de Vodafone, a Optimus, entre outras que surgiram no mercado, e estas, juntamente com os fabricantes de telemóveis quiseram ir mais longe e oferecer às pessoas equipamentos mais sofisticados quer a nível de design quer a nível de tecnologia, que se tornaram capazes de enviar mensagens, tirar fotos, filmar, despertar, gravar lembretes, jogar, ouvir música, aceder à internet, entre outras funcionalidades.


Credtis: http://www.zonamovel.com/

2 comentários:

Vanessa disse...

Não sabia nada disso, acreditas?

Credo, andar com um calhamaço de 1kg atrás.

Ha! Primeira mensagem enviada em 1992, ahah!

Só de pensar que eu tive o meu primeiro telemóvel quando andava no 7º *acho* e hoje em dia, ainda os putos são tão minorcas e já têm um telemóvel todo xpto. Como as coisas mudam!

Anónimo disse...

1 kg, crap. Mais valia ficar sem um. Ainda para mais com o custo dele, god.

Aquela história que te ia contar... sorry, não me apetece ir buscar o livro e não sei de cor xD

Sim, evoluiu muito.

E já sabes de quem e para quem foi aquela mensagem em 92, lmao!