16 de março de 2011

A História da... Tesoura!




A tesoura é um utensílio tão comum nos nossos dias que poucas vezes paramos para pensar na sua longa história junto à humanidade.
Provavelmente as primeiras tesouras foram inventadas no Egipto, cerca de 1.500 anos a.C., e eram apenas duas lâminas simples unidas numa extremidade, sem articulação. Este primitivo modelo de tesoura tinha a forma da letra "C", e servia principalmente para cortar peles. Foi somente no período do "corte à romana", até ao ano 100, que as tesouras de lâminas cruzadas, que conhecemos hoje, foram aperfeiçoadas.

As tesouras mais antigas eram de ferro e bronze. As primeiras tesouras de aço, como as actuais, foram produzidas em 1761 por um inglês chamado Robert Hinchliffe.

Hoje, o processo de fabricação das tesouras é mecânico: barras de aço incandescente transformam-se em lâminas inacabadas, que são, então, marteladas para lhes dar forma. Depois, cortam-se as suas arestas e as lâminas são temperadas, após aquecimento e posterior resfriamento.

A eficácia das tesouras deve-se mais ao "jeito" que à força. Uma tesoura é uma alavanca. Por isso, quanto mais longe estiverem os cabos, melhor. Se a força aplicada pela mão está duas vezes mais distante da articulação que o ponto de corte, a força ali será o dobro da aplicada pela mão. Matemática pura, cortes impecáveis.

2 comentários:

Vanessa disse...

Exacto, não tiramos um bocadinho para pensar na história da tesoura. Mas como tu tiras, eu fiquei a sabê-la, hehe!

Só dispensava ali a matemática, ahah!

Anónimo disse...

Claro que até na história do metal, aço e afins tinham que vir as belas das contas da matemática, right? LOL. Mas claro que se a distância for melhor é mais eficaz. É lógico xD

Gostei muito de saber então que foi no Egipto que se fez a primeira tesoura :)