2 de março de 2011

A História do... Sal!





Os registos do uso do sal remontam à 5 mil anos. Já era usado na Babilónia, no Egipto, na China e em civilizações pré-colombianas. Nas civilizações mais antigas, contudo, apenas as populações costeiras tinham acesso a ele. Mesmo assim, estavam sujeitas a períodos de escassez, determinados por condições climatéricas e por períodos de elevação do nível do mar. A tecnologia de mineração só começou a desenvolver-se na Idade Média.

Escasso e precioso, o sal era vendido a peso de ouro. Em diversas ocasiões, foi usado como dinheiro. Entre os exemplos históricos mais conhecidos figura o costume romano de pagar em sal parte da remuneração dos soldados, o que deu origem à palavra salário.

Por ser tão valioso, o sal foi alvo de muitas disputas. Roma e Cartago entraram em guerra em 250 a.C. pelo domínio da produção e da distribuição do sal no Mar Adriático e no Mediterrâneo. E após vencer os cartagineses, o exército romano salgou as terras do inimigo para que se tornassem estéreis. Cerca de 110 a.C., o Imperador chinês Han Wu Di iniciou o monopólio do comércio de sal no país, transformando a "pirataria de sal" em crime sujeito a pena de morte.

O monopólio e o peso dos impostos sobre o sal foram motivo de grandes rebeliões. Em França, a elevação de uma taxa criada em 1340, chamada gabelle, ajudou a precipitar a Revolução, em 1789. Séculos depois, na Índia, as taxas abusivas cobradas pelos ingleses encorajaram o movimento da desobediência civil, liderado por Ghandi, na década de 1930.

Em alguns países europeus, a exploração e o armazenamento de sal foram encarregados aos mosteiros. O mais antigo documento conhecido sobre o sal português, do ano de 959, é uma doação de terras e salinas feita por uma condessa a um mosteiro.
A mina de Wielickzka, na Polónia, uma das mais antigas do mundo, é considerada património cultural da humanidade, pela ONU, pelas esculturas feitas nas suas paredes, foi iniciada no século XI com uma carta de mineração conferida pelo estado ao mosteiro de Tyniec.

2 comentários:

Anónimo disse...

"(...)o que deu origem à palavra salário."
Wow, não sabia mesmo. Olha o que uma pessoa aprende assim, hã?! :D

Realmente antigamente tudo valia ouro. Hoje em dia ninguém faz tanto por estas coisas que antigamente eram tão importantes.

Vanessa disse...

Não fazia ideia que o sal tinha gerado tanta guerra.

E também não sabia que a palavra 'salário' vinha daí.

Estamos sempre a aprender.