21 de fevereiro de 2011

A Joana da Semana

Depois de andar a 'inbestigar' sobre que Joana vos apresentaria hoje... bem... optei por esta que me é totalmente desconhecida.


E a Joana da Semana ééé:



Joanna Newsom






Joanna Newsom nasceu na cidade do Nevada, E.U.A., em 1982. É harpista, pianista, cantora e compositora.


Carreira
Joanna estudou Composição e Teoria Musical no Mills College, Califórnia.
Após uma série de apresentações com o cantor e actor Will Oldham, ela conseguiu logo assinar um contracto com a discográfica Drag City e produziu o seu primeiro álbum, The Milk-Eyed Mender, em 2004. Logo a seguir, saiu em excursão com Devendra Banhart e a banda Vetiver.

O trabalho de Joanna Newsom tornou-se destaque na cena do Indie Rock e a sua fama começou a crescer, em parte devido a um número de apresentações ao vivo e às participações no The Jimmy Kimmel Show da rede de televisão e de rádio ABC.

O seu segundo álbum, Ys, foi lançado em Novembro de 2006. O álbum traz orquestrações e arranjos de Van Dyke Parks, produção de Steve Albini e mixagem de Jim O'Rourke. Durante uma viagem, Bill Callahan sugeriu que Joanna ouvisse o álbum Song Cycle de Van Dyke Parks. Ela gostou tanto de seu trabalho que o convidou para participar nos arranjos do seu álbum Ys.


Curiosidades

É uma das cantoras preferidas de Cassie Ainsworth, personagem fictícia da série britânica Skins, que diz que Joanna possui uma voz mágica, parecida com a de um duende, o mais próximo do mágico a que um ser humano pode chegar.


Colaborações

Além do seu material a solo, Joanna Newsom tem tocado e gravado com algumas bandas como Smog, Vetiver, Nervous Cop, Golden Shoulders, mas também com os músicos Scott Indrisek, Vashti Bunyan e tocado teclado para os The Pleased.


Estilo

Embora o seu jeito de tocar harpa não seja completamente diferente do método tradicional, ela considera o seu estilo diferenciado dos demais harpistas clássicos. Ela foi fortemente influenciada pelo estilo polimétrico de tocar, utilizado pelos instrumentistas da África Ocidental que utilizam o Kora (um tipo de instrumento de corda).A sua professora de harpa, Diana Stork, ensinou-lhe o método básico das quatro batidas contra três, que pode ser ouvido em Ys, particularmente, na metade da faixa "Sawdust & Diamonds".

Os mídia têm-na rotulado como um dos membros mais destacados do moderno movimento Psych Folk, embora ela diga não estar ligada a nenhum estilo musical particular. As suas letras de canções incorporam elementos do Indie Pop, da chamada música folclórica de raiz, do modernismo avant-garde e de ritmos afros de harpa.

Muitos comparam a voz incomum de Joanna, com a das cantoras tradicionais de música folclórica, e há aqueles que a consideram um tanto infantil. Não gosta desta última comparação e já se expressou contra ela em algumas entrevistas.




Não sou, basicamente nada, apreciadora de qualquer tipo de música Indie. Mas tinha de ir espreitar, claro, até porque adoro harpa. De facto tinha receio em ir ouvir, porque este tipo de artistas remetem-me sempre para a Bjork... e eu não suporto a música dela, sorry. Pois bem... realmente não me enganei... tudo muito bonito musicalmente (haaaaaaaaarpa!!! *.*) mas depois... assim que a moça abre a boca, forgeeeeeet... argh!!! O estômago embrulha-se-me todo. Não tenho culpa, não consigo suportar este tipo de músicas, muito menos as maneiras de cantar (e as vozes, huuuuuuuuhsh!!!).
Mas deixo-vos então aqui algo dela.



2 comentários:

Anónimo disse...

Não a conhecia. Quer dizer, a cara dela não me era totalmente estranha, mas a ela mesmo, não conhecia.

Quanto à música... sim, tens razão. Gostei da parte da harpa mas a voz dela... meh! xD

Vanessa disse...

Não conhecia a senhora, mas no outro dia quando andava à procura de uma bacana para fazer de Joana na minha fic, encontrei-a e: olha, é a Joana da semana, ahah!

Nem me dei ao trabalho de ouvir a música porque eu detesto Bjork *la la la* xD