9 de fevereiro de 2011

A História do... Autocolante!






Antes demais quero dizer que não tenho grande precisão nos factos, mas foi aquilo que encontrei que mais corresponde de facto com o antecedente do autocolante. ;)



História das Etiquetas Adesivas

As etiquetas de papel colorido são usadas para identificar produtos desde antes de 1880.
Introduzida nos E.U.A. por artistas europeus, esta profissão ficou conhecida como Litografia, a primeira arte comercial. O objectivo era fácil: prender a atenção do consumidor. Era usada uma goma (cola) para prender a etiqueta à superfície.
Enquanto o mercado de frutas crescia bastante a cada estação, uma imensa competição entre os mercados locais emergiu. Fruticultores usaram este novo conceito de litografia para chamar a atenção para os seus frutos. As etiquetas foram utilizadas em caixotes de cedro cheios de frutas, latas de vegetais e caixas de charutos.

Hoje, algumas destas etiquetas são coleccionáveis e podem ser encontradas em antiquários.

No início dos anos 30 (século XX), um empreendedor chamado R. Stanton Avery fabricou as primeiras etiquetas autocolantes do mundo e fez disso um negócio de sucesso. Esta etiqueta vinha com uma superfície de papel com uma camada de adesivo e depois colava o adesivo num liner (película de protecção das etiquetas/rótulos). Este liner tinha uma cobertura especial de silicone.
Este tipo de etiquetas são uma parte integral do nosso estilo de vida ocidental.

A impressora de termotransferência foi inventada pela SATO Corporation por volta do fim dos anos 40. Esta impressora imprime no papel através do derretimento de uma camada de cola que fica pegada ao papel da etiqueta.

A invenção da impressora a jacto de tinta (inkjet), no início dos anos 80, mudou o futuro das etiquetas. Como as impressoras a jacto de tinta começaram a ser comercializadas, as pessoas podiam imprimir as suas próprias etiquetas. O tamanho A4 de folha tornou-se o padrão para a fabricação de etiquetas adesivas para impressoras a jacto de tinta. Enquanto os preços das impressoras a jacto de tinta caíam, as vendas de etiquetas adesivas explodiam para uso doméstico e corporativo.




Credits: http://www.etiquetas-adesivas.net

2 comentários:

Vanessa disse...

Depois da história da cueca, a história do autocolante. Nice!
E o meu conhecimento vai aumentando xD

Anónimo disse...

Por acaso foi uma coisa que se tornou mesmo muito utilizada.

Toda a gente usa autocolantes para fazer propaganda e para estragar móveis e roupa com a cola xD