13 de setembro de 2010

Quinta da Regaleira

Foi ontem.

FINALMENTE consegui meter os pés na Quinta da Regaleira.
Depois de anos a sonhar e de uma quaaaaaase entrada lá dentro no meu 11º ano, em que estava de chuva, viajámos até lá e depois demos meia volta para casa porque não faziam visitas guiadas à chuva... finalmente consegui lá ir.

As BCGs (para quem não sabe... foi o nome que se deu ao nosso grupinho daquele pessoal que fez o Flashmob dos BackstreetBoys há uns meses)... andavam há meses a tentar combinar um encontro após aquele almoço uma semana depois do Flashmob.
Meses e meses... era sempre adiado porque a maioria não podia... meteram-se as férias e tivemos de aguardar por Setembro.
Pois bem, dia 12 era o dia marcado, a maioria das girls estavam disponivéis... infelizmente algumas não poderam ir por motivos monetários ou profissionais... ou mesmo por motivos de saúde repentinos de entes queridos. :S Mesmo assim... não desmuronámos e encontrámo-nos na mesma... não queriamos só encontrarmo-nos por encontrar e matar saudades mas para também comemorar os aniversários passados... (o da Joana, o meu, o da Mónica e o da Sara).

O destino era Sintra, combinou-se ir à Quinta da Regaleira. Depois falou-se em Palácio da Pena e ainda SeteAis, mas ficou-se apenas pela ideia inicial pois seria demasiado dispendioso ir ao resto, para além de que a Quinta iria levar algumas boas horas a ser visitada.
Foi tudo estudadinho... e às 10:40 lá nos encontrámos todas na estação de Sintra, idas todas no mesmo comboio sem nos apercebermos, lol.

Caminhámos até lá. Fez-se bem. Comprámos a entrada e logo ali descobrimos que não era permitido merendar lá dentro... bah. Nós levámos comida. A zona da restauração não deveria ser propriamente barata.
Começámos então a nossa visita auto-guiada... à pois... optámos por nos aventurar por ali e descobrir tudo sozinhas, tem muito mais interesse... não desdenhando, obviamente, das visitas guiadas em que aprendemos coisas... mas para uma tarde de diversão era melhor irmos por nós mesmas.
Mapa em riste e 'bora lá à aventura. Claro, começaram logo as fotografias, hehe.

Eu, a adoradora de fotografia tive de penar bastante... porque a minha máquina não anda famosa... mas as pilhas que eu tinha também não, por isso... tirei duas fotografias e já foi com muita sorte. -.-" TÉDIO! Tenho de lá voltar... e munida de BALDES de pilhas!
Bem, por um lado... sorte a delas... senão iam fartar-se de mim, porque sou muito observadora e minunciosa e adoro captar TUDIIIIIIIIIIIINHO! XD

As barrigas começaram a dar horas... já tinhamos acordado que teriamos de encontrar um lugar escondido para podermos comer... encontrámos um mas não foi unânime... subimos a uma torre e... bem... ficamos por lá... se calhar eu tinha dito que não deveria ser uma boa escolha porque tinha ar de ser muito visitado... ora nem mais... mal abancámos o traseiro no chão e começámos a comer... ali é que foi um corropio de gente a subir e descer e blablabla, até que fomos descobertas pelo rapaz da entrada que foi cinicamente simpatico comigo quando nos informou do preço estudantil. -.-" Fuck you... e depois ainda ainda disse que podiamos sair da Quinta e ir à Vila almoçar e voltar... ora pois, mas iso não sabiamos nós!!! -____-"
Acho completamente absurdo não ser permitido 'merendar'... eu compreendo... mas acho ridículo que alguém pague para lá entrar, num sítio lindo como aquele, e deixe lixo espalhado!
Enfim... elas já tinham comido... só eu é que estava ainda com a sandes na mão, que remédio tive eu senão guardar o resto e aguentar-me até sair de lá (não que estivesse com fome). BAH!

Bem... a tarde foi muito bem passada entre tanto ar respirável, grutas labirinticas em que tinhamos de nos armar com telemoveis e máquinas fotograficas para podermos ver um centimetro que fosse à frente da cara... a haver pés molhados e cabeçadas... looooool. Muitas fotos... muita diversão.

Achei a Quinta linda... só tenho pena quanto ao facto do palácio não estar mobilado, haver muitas portas fechadas, o 2º e 3º piso serem completamente expositores textuais... com apenas uma ou outra peça de mobiliário. Também não fui muito à bola com o facto de mal se entrar na Sala da Caça... ter uma quantidade enorme de pranchas expositoras em semicírculo a formar caminho para a outra porta e a empatar a total vista e conjugação daquele ladrilhado expantoso no chão e a magnifica lareira em pedra.
Fiquei também à toa com o facto da escadaria estrondosa que deveria existir no corredor principal da casa... não estar lá! O.O Estaria assim tão podre? -.-"
E outra coisa que me chateou foi não se poder descer ao piso das cozinhas e afins... normalmente isso suscita grande curiosidade nas pessoas, porque o que mais se vê retratado em filmes de época são quartos, salas e etc... e não cozinhas!

E frustrou-me imenso o estado em que aquilo estava para os lados das Cavalariças, Oficina de Artes e tal... para já... só camionetes, grades, fitas... enfim, devem estar em obras de recuperação... mas aquele jardim de sebes... até me doeu o coração quando o vi, que medo!!! Tudo seco!!! O.O

Tirando isso, gostei mesmo muuuuuuuuuuuuuuuuito. Tenho de lá voltar.

O passeio ali terminou, mas rumámos até à Piriquita, CLARO... não podiamos ir embora de Sintra sem comer os belos dos Travesseiros!!! Arranjámos mesa, fomos atendidas, vieram as coisas e... momento de deliciamento. :D~
A Síl e eu ainda comprámos meia dúzia para levar para casa, enquanto a Sara comprou umas queijadas.
Depois fomos àquele parque na Volta do Duche descansar um bocadinho e papar qualquer coisa. Ofereci gomas, rebuçados e Smarties a elas... lol... cantei um bocadinho de 30 Seconds to Mars para elas... hmmmm... ficámos ali um bom momento até que basámos. Convinha à Síl e à Mónica apanharem o comboio das 16:36.
Estavamos a ver que o íamos perder, com a demora das pessoas a comprar os bilhetes... os minutos estavam cada vez mais proximos dos da hora de partida do Comboio. Lá a Síl e a Sara conseguiram comprar os bilhetes, demos uma corridinha e entrámos no comboio.
A viagem foi feita com muito cansaço e sono, mas ainda deu para rir ao tirar umas fotos.

A Mónica saiu cedo. Depois foi a minha vez e da Vanessa abandonarmos a Sara e a Sílvia em Campolide. Chegou ao fim o nosso encontro, mas já à espera do próximo, em Sintra também e com as restantes BCGs! :D



We missed you girls! @Gah, @Rita Braga, @Rita, @Joana e @Pipa. :D

2 comentários:

Sil disse...

ai que bom dia! e os teus blogs ajudam a relembrar. venha o próximo!

Vanessa disse...

Resumindo tudo numa palavra: adorei!

A minha cabeça é que não pode dizer o mesmo. Lol!