24 de janeiro de 2011

A Joana da Semana

Antes demais, quero começar pelo significado do meu nome (muito breve porque há coisas enormes).



A origem do nome: Latim

O nome próprio Joana significa graça divina e indica uma pessoa que só amadurece depois de muito lutar pelo equilíbrio entre a razão e o coração. Chega a ser vista como alguém que não sabe o que quer, mas quando se decide entra de corpo e alma na conquista dos seus ideais. O nome possui variantes conhecidas, como: Gianna, Giovanna, Joan, Jane, Juana (e as demais variantes na escrita, como: Joanna, Joane, Johanna, Joanne, Giovana, Ruana...).

Analise da Primeira Letra do Nome: J
Gosta de manter-se de igual para igual com qualquer pessoa numa disputa. Não se sente nem busca ser melhor nem pior que ninguém, é uma pessoa de mente aberta. Não gosta de ficar parado, pois tem grande agilidade mental e física. Gosta de passar seu tempo lendo e adora estudar, não deixa passar uma oportunidade de viajar. É daqueles que possui uma paixão invejável pela vida. Não tem muita diplomacia na hora de dizer certas verdades, julgar ou criticar, costuma fazer isso à queima roupa.


Isto é o suficiente. Eu sou mesmo assim, ok... agilidade física só para algumas coisas, mas tenho, lol.





Passemos então à Joana da Semana.
Eeeeeeeeee "A Joana da Semana" éééééé *rufam os tambores*...


Santa Joana, Princesa de Portugal




Santa Joana de Portugal, OP - Ordem dos Pregadores), também chamada Santa Joana Princesa (embora, oficialmente, apenas seja reconhecida pela Igreja Católica como Beata) nasceu a 6 de Fevereiro de 1452 e morreu a 12 de Maio de 1490.
Foi uma princesa portuguesa da Casa de Avis, filha do rei D. Afonso V e de sua primeira mulher, a rainha D. Isabel. Joana, foi jurada Princesa herdeira da Coroa de Portugal, título que manteve até ao nascimento do seu irmão, o futuro rei D. João II.

Joana foi regente do reino em 1471, por altura da expedição de D. Afonso V a Tânger.
Após recusar veementemente várias propostas de casamento, Joana nunca chegou a professar votos de freira dominicana por ser princesa real e potencial herdeira do trono. No entanto viveu a maior parte da sua vida no Convento de Jesus de Aveiro, desde 1475 até à sua morte, seguindo em tudo a regra de vida e estilo das monjas. Foi também uma grande apoiante do irmão, o rei João II de Portugal.
Joana foi beatificada em 1693 pelo Papa Inocêncio XII, tendo festa a 12 de Maio.

É Padroeira da Cidade de Aveiro.





Observação: Digam o que disserem, à maioria das pessoas a quem digo isto acabam por concordar que é verdade. Se eu me colocar exactamente como ela está no quadro, com a mesma expressão e etc... e olharem de relance para ela e depois de relance para mim, vão dizer que somos parecidas.

2 comentários:

@line disse...

muito legal, dpois da uma olhada no site nomes.clickgratis.com.br tb tem mtos significados de nomes ok
bj

Anónimo disse...

Agreed! Com tudo e com a cena de serem parecidas. Credo, quando olhamos de repente é mesmo xD

Gostei da descrição do J. E o resto? xD