15 de outubro de 2007

Não perdou-o.

Wow... só faltava tê-lo ouvido do meu pai...
BRILHANTE! Não podia ter sido pior!!! É que nem vale a pena chorar, o que já lá vai, lá vai e não vale a pena mesmo chorar sobre leite derramado. Para quê derramar mais lágrimas com coisas que não posso mudar?! Mas se há coisa que eu gosto muito, é que gozem comigo... atão não? Definitivamente acho que andaram a divertir-se imenso.
É giro como os pais "esquecem" as coisas depressa, não é? Não me venham com a treta do traço menésico... com a treta de que a memória "deitou fora o conteúdo que já não era usado"!!!
Que pena a tecnologia nos anos 80 não ser tão avançada, que uma pessoa nascia com um gravador incorporado... pena em certas alturas nós não termos um gravador mesmo na mão... assim era mais fácil para relembrar o que se passou...
É preciso muita lata mesmo! Primeiro a minha mãe, quando eu já 'táva mais p'ra lá do que p'ra cá, psicologicamente, no 10º ano, prestes a chumbar e me diz : "Se chumbares deixo-te ir para Setúbal!"... o que me deixou excelentemente ainda PIOR!!!
Hoje, numa conversa com a menina do restaurante... ah e tal couves e bagos de uva e assim e coiso "Setúbal"... vai o meu querido paizinho "(...) mas aonde... hm?... em... Setúbal? Artes... no quê? Instituto..." e eu feita estúpida a olhar pa ele "pai... todas as escolas têm artes!" ... vai ele "Aaah... atão... porque é que não foste pa lá? Podias ter ido pa Setúbal..." eu interrompio mas desta vez a olhar de lado e com cara de MUITO poucos amigos e apontando pa ele "Eu não vou falar disso." e depois tentei-me concentrar no que a rapariga dizia ou no que o amigo do meu pai dizia também... mas só ouvia o meu pai "praguejar" baixinho (porque eu estava a ficar absorta nos meus pensamentos também, ao mesmo tempo) "(...) assim poupavas dinheiro... nos transportes e(...)" e a 'je' a passarem-lhe em rodapé no pensamento coisas como "Deves 'tar a gozar comigo.... só pode!És tu e a mãe... já não bastava esla e agora TU?!".
Definitivamente... é que só pode... andaram a divertir-se imenso!
A zanga que foi no dia de fazer as matrículas no fim do 9ºano! Tenho tudo gravado na memória e só é pena não termos a memória tipo cartão ou assim, para pôr no pc e mostrar... mostrar o que p'los vistos já esqueceram!
A berraria que foi, os rios de lágrimas que chorei enquanto berrava a plenos pulmões que queria ir para Setúbal!!!
Tenho todas as imagens dentro do meu pensamento... a minha mãe a gritar "Luís! É melhor seres tu a fazer a matrícula! Antes que ela escreva aí(...)" e eu a gritar que fazia aquilo, que isto e que aquilo... não me lembro quem acabou por escrever pois isso não é relevante...
"Para o teu bem!", "É uma escola de Artes... especializada", "Já lá andou a prima Dódó... a prima do pai..." ... CLARO... vocês não se lembram de nada.... sou eu que sou jovem e como são coisas que me marcaram eu NÃO ESQUEÇO!!!
Vocês obrigaram-me a ir para uma escola em cascos de rolha, longe como o cagar; que eu não conhecia, nunca tinha ouvido, sequer, falar; onde não conhecia uma viva alma; numa cidade que eu sempre detestei; fizeram-me andar sózinha, obrigaram-me a ter que conhecer por onde andava, obrigaram-me a crescer mais depressa do que eu queria... fizeram-me passar as passas do Algarve... sim... oh sim, penso que vocês não calculam o quanto chorei, o quanto chorava... praticamente todos os dias quando chegava a casa, ao meu quarto, afundava-me na minha cama e deixava que as lágrimas fluíssem... chorando baixinho para que não me ouvissem... um ano... tempo demais... queria estar em Setúbal, perto de quem conhecia, perto das minhas amigas... e estava ali... longe, triste, "sózinha" (já tinha amigos, mas é diferente... não conseguia ser como sempre tinha sido...)...
Descobri que tinha algo com que me entreter e me animar... que adorava fazer... Artes do Espectáculo... mas isso não matava a saudade, o desejo não concretizado que eu tinha, apenas amenizava a dor, fazia esquecer por uns momentos.
A Joana BUÉ extrovertida, MALUCA completamente, histérica, faladora... desapareceu... cresceu uma Joana calada, AINDA MAIS tímida do que era, o extrovertismo e a maluquice passaram a ter "horas marcadas"... cresceu uma Joana MUITO insegura, uma Joana com medo, uma Joana que magoa sem querer (talvez os amigos não percebam... mas a família sim.)... uma Joana fechada que nem com as suas amigas (por as quais muito chorou e lutou.) consegue já, se abrir sem acanhamentos... a Joana que eu fui e a Joana que eu sou... obrigado pais... obrigado mesmo por me terem magoado (a meu ver, assim foi)... foi a única e última vez que me obrigaram a algo... foi a única e última vez que decidiram alguma coisa por mim!
Mas podem ter a certeza de que não vos perdou-o... um ano depois.... de pelos vistos, ter andado à "experiência" na António... a minha mãezinha, caso eu chumbasse já me deixava ir para onde sempre quis ir... Setúbal! Cinco anos depois fico fula ao ouvir o meu pai dizer "Se há Artes em Setúbal, podias ter ido pa lá(...)"!!!
HELLO?! ESTIVERAM A GOZAR COMIGO OU QUÊ? COMERAM QUEIJO?! VOCÊS NÃO ME DEIXARAM IR PARA LÁ! VOCÊS OBRIGARAM-ME A IR PARA A BELA MERDA DA ANTÓNIO ARROIO!!!!!!!!!!!!!

Sim, eu podia ter ido para Setúbal, mas o quê... agora? Agora que tinha conhecido gente porreira, tinha feito amigos?! Tinha algo, ao menos, ali, que gostava de fazer, para me entreter o espírito e me alegrar?! Deixar agora isso para trás era quase o mesmo como quando tive que ir para aquela espelunca... abandonar tudo o que gostava... não... fiz o sacríficio de por lá continuar... e agora é só mesmo pelos amigos... até a única coisa decente que lá existia e me alinhava os pensamentos... me tiraram à 2anos... acabou.... mas a vida continua....
Espero nunca vos ter de agradecer por me terem obrigado a ir para lá... mas se o tiver de fazer, sarcásticamente vai ser.

Para sempre no baú da memória, para sempre na ferida do coração.



3/10/2006

(Tudo por causa de uma "boca" do meu pai)

0 comentários: